Friday, December 05, 2014

Buenos Aires/ Argentina (MNBA, MALBA, Fernández Blanco)

 







A/Z drawing of Roberto Arlt (Argentine writer), available at Fine Art America with other drawings.
Pictures taken by A/Z in the Museo Nacional de Bellas Artes, in the Museo de Arte Latino-Americano, and in the Museo de Arte Popular José Hernández.
Davidovsky's Synchronisms n. 6 (Luciane Cardassi, Youtube); 
Gombrowicz o la seducción (Alberto Fischerman, Argentina 1986/Youtube); 

"Thus, where shall we put Isis, favouring nymph of corn as she was? As the type of motherhood? As the moon? As the great goddess Earth? As Nature? As the Cosmic Egg from which all Nature sprang? For as time and place have changed, so she is all of these!"
Aleister Crowley (Liber 777)
"Na volta de Matogrosso, depois de quase um mês de descanso, foi assistir a um show de Astor Piazzola e, no final, falou com ele que era cantor e queria gravar uma música sua. Surpreso, viu que Piazzola conhecia o Secos e Molhados, e, ainda por cima, o convidou para gravar com ele na Itália. Não desmaiou porque era controlado."
Denise Pires Vaz (Um cara meio estranho)

"Pero los extranjeros cuando van a Buenos Aires sale de allá encantados. Les gusta sobre todo eso, la cantidad de confiterías para sentarse. Y podés estar horas con un pocillo de café y ningún mozo te viene a presionar que le dejes la mesa libre o que pidas algo más. Es la costumbre, de allá nada más, de pasarse horas sentado conversando."
Luci (Cae la noche tropical)
"Y sonrían los sibaritas ingleses, casi todos lectores de Hegel, cuando se hundan en el argentino bife." 
Lezama Lima

"Na America Latina, o Brasil conheceu uma fase evolutiva em sua música de elevado interesse, seja pela riqueza de seus componentes culturais como pela forma provocativa de sua atuação em diversas áreas artísticas, no período compreendido entre o advento da Bossa Nova e o auge do Tropicalismo. No mais, a música urbana dos países do nosso continente encontra-se atolada em nostalgias emboleradas, ilustrações ideais para alimentar sonhos exóticos dos mares do sul... O tango argentino, fiel a seus modelos da década de 20, não fugia a esse atoleiro. Como por enquanto, porém, alguém consegue captar esse componente exacerbadamente expressionista, patético e decadentista do tango e transformá-lo em matéria-prima de uma composição musical moderna, semelhante ao que ocorrera com o jazz... O tangão velho de guerra interpretado através de uma linguagem de Stravinsky, Schönberg, Berg e Ravel, faz do artífice dessa alquimia um badoneonista argentino, o mais excitante e consequente músico da América Latina depois dos anos 70: Astor Piazzolla."
Julio Medaglia (Música Impopular) 

See also:
- Córdoba;
- Misiones;
- La cara de Juan Carlos;
- Leonor Acevedo Suarez: la madre;
- Falls in Paraná

No comments:

Post a Comment

Leave your comments below: